Terceirização de Serviços e Gestão de Contratos


Início das aulas
24 a 26 de Junho
Carga horária
20h
Horários
  • Terça e Quarta: 8h às 17h
  • Quinta: 8h às 12h
Modalidade
  • EAD ao vivo

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Objetivo do curso

O curso de terceirização de serviços e gestão de contratos abrange as recentes alterações legislativas, os conceitos fundamentais e práticas necessárias para entender e aplicar o processo de Terceirização, em qualquer ambiente de negócio. Ele tem como objetivo:

  • Entender a importância da terceirização como uma decisão estratégica para geração de valor nos mais diversos segmentos de negócio
  • Planejar contratações de serviços e definir estratégias, inclusive quanto a potenciais riscos e especificações técnicas
  • Compreender o processo de formação de preços, encargos sociais, impostos e lucro, para uma correta orçamentação
  • Entender o processo de recebimento de cotações/propostas e estratégias de negociação
  • Atuar de forma correta na gestão e fiscalização de contratos, desde a assinatura até o encerramento, resguardando os interesses da empresa e de seus gestores
  • Elaborar orçamentos e cálculos de encargos sociais para situações diversas, de forma prática e didática

Líderes, gestores, planejadores, técnicos, fiscais de contrato e demais profissionais, de empresas públicas e privadas, de qualquer ramo de atuação, que buscam conhecimento sobre o processo de Terceirização, desenvolvimento das competências necessárias para elaboração do planejamento das contratações e de uma correta gestão de contratos, seja da empresa prestadora ou da tomadora dos serviços.

Interativa, estímulo a troca de experiências, comentários práticos da experiência vivenciada pelo Professor como Gestor, Coordenador Geral e como Consultor.

Parte 1 – Visão Geral

  • Introdução: Histórico mundial; Trajetória Política no Brasil
  • O que é Terceirização?
  • Como evitar o chamado “vínculo empregatício”
  • A Primeira lei do Procurement
  • Estratégia: O que terceirizar? O que levar em consideração?
  • Como as empresas buscam se diferenciar? Vantagem competitiva
  • Forças de um mercado
  • Relação desejada e indesejada com fornecedores
  • Tipos de relação entre cliente e fornecedor
  • Situação atual no Brasil / Resultados de uma pesquisa nacional

Parte 2 – Leis Relacionadas e Seus Principais Aspectos

  • Lei 13.429 de 2017 – Lei de Terceirização
  • Lei 6.019 de 1974 – Regulamenta o Trabalho Temporário
  • Lei 13.467 de 2017 – Reforma Trabalhista
  • Lei nº 13.303/16 – Lei das Estatais
  • Lei 8.666/93 – Lei de Licitações
  • Lei 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações

Parte 3 – Processo Licitatório e/ou Processo de Gerenciamento de um Contrato Visto como um Projeto

  • Visão geral de um projeto e como o processo licitatório e/ou processo de gerenciamento de um contrato pode ser assim tratado

Parte 4 – Fases do Processo de Contratação / Ciclo PDCA da Contratação

Fase 1: Planejamento da Contratação de Serviços

  • Identificar a demanda/necessidade
  • Provisão de recursos financeiros
  • Objeto contratual (meta a ser alcançada)
  • Escopo contratual (detalhamento do objeto)
  • Elaborar o instrumento contratual
  • Especificação técnica / serviços
  • Estimativa de preços / orçamento
  • Fórmulas de reajustamento
  • Critérios para seleção de empresas
  • Enquadramento (licitação x contratação direta)

Fase 2: Contratação dos Serviços

  • Definir dispositivos legais e normativos aplicáveis
  • Definir modalidade e tipo da licitação
  • Definir instrumento convocatório
  • Definir regime de contratação
  • Preparação e divulgação do edital / convite
  • Habilitação das licitantes / recebimento e abertura das propostas
  • Classificação e julgamento das propostas (base orçamento e DPF)
  • Negociação
  • Formalização do instrumento contratual

Fase 3: Gerenciamento e Fiscalização de Contratos de Serviços

  • Funções dos gerentes e fiscais
  • Preposto da contratada
  • Responsabilidades subsidiária e solidária
  • Plano de fiscalização
  • Implantação do contrato
  • Multas
  • Medição
  • Avaliação de desempenho
  • Aditivos

Fase 4: Encerramento de Contratos de Serviços

  • Condições para encerramento
  • Formas de encerramento
  • Lições aprendidas
  • Arquivamento
  • Declaração de prestação de serviços

IVAN ANTUNES DE SOUZA JUNIOR

Graduado em Engenharia Mecânica, MBA executivo em Finanças – IBMEC Business School e MBA Executivo em Gerenciamento de Projetos - FGV – SP, Pós-graduado em Engenharia de Petróleo (PETROBRAS), Análise de Sistemas (PUC-PR), Gestão da Qualidade e Produtividade (UFPR) e Direção de Empresas (PUC-PR / ISAD). Foi Diretor Regional e Diretor Presidente da ABRAMAN. Trabalhou por mais de 33 anos na PETROBRAS, com atuação nas áreas de Exploração e Produção de Petróleo e de Refino. Foi Gerente de Planejamento e Gestão Empresarial, de Engenharia e de Manutenção Industrial. Coordenador Geral de grandes paradas programadas para manutenção e investimentos e Coordenador de Engenharia da Implantação dos grandes projetos industriais de modernização e ampliação da Refinaria do Paraná. Atualmente é Professor em Cursos de Pós-graduação da UTFPR e Consultor de Empresas.

Para obter o certificado no curso é necessário a frequência mínima de 80% da carga horária.

Investimento

R$ 1.050,00
Pix, Boleto ou Cartão de Crédito em até 3x sem juros.

Diferenciais Conasset

A Conasset oferece um conteúdo atualizado, focado nas mais recentes mudanças da norma ISO 55.001:2024, garantindo que os participantes recebam as informações mais atuais e relevantes para aplicar em suas organizações.

Além da teoria, os cursos da Conasset são voltados para aplicação prática, com estudos de caso e atividades que refletem situações reais no ambiente corporativo, facilitando a transição do conhecimento adquirido para a prática no dia a dia.

Os cursos cursos são ministrados por João Ricardo Barusso Lafraia, um especialista com mais de 20 anos de experiência na implementação da Gestão de Ativos em grandes empresas e participação ativa no desenvolvimento das normas ISO, incluindo a liderança da delegação brasileira no TC251 e Global Forum on Maintenance and Asset Management (GFMAM).

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