Terceirização de Serviços e Gestão de Contratos
- Terça e Quarta: 8h às 17h
- Quinta: 8h às 12h
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Objetivo do curso
O curso de terceirização de serviços e gestão de contratos abrange as recentes alterações legislativas, os conceitos fundamentais e práticas necessárias para entender e aplicar o processo de Terceirização, em qualquer ambiente de negócio. Ele tem como objetivo:
- Entender a importância da terceirização como uma decisão estratégica para geração de valor nos mais diversos segmentos de negócio
- Planejar contratações de serviços e definir estratégias, inclusive quanto a potenciais riscos e especificações técnicas
- Compreender o processo de formação de preços, encargos sociais, impostos e lucro, para uma correta orçamentação
- Entender o processo de recebimento de cotações/propostas e estratégias de negociação
- Atuar de forma correta na gestão e fiscalização de contratos, desde a assinatura até o encerramento, resguardando os interesses da empresa e de seus gestores
- Elaborar orçamentos e cálculos de encargos sociais para situações diversas, de forma prática e didática
Público Alvo
Líderes, gestores, planejadores, técnicos, fiscais de contrato e demais profissionais, de empresas públicas e privadas, de qualquer ramo de atuação, que buscam conhecimento sobre o processo de Terceirização, desenvolvimento das competências necessárias para elaboração do planejamento das contratações e de uma correta gestão de contratos, seja da empresa prestadora ou da tomadora dos serviços.
Metodologia
Interativa, estímulo a troca de experiências, comentários práticos da experiência vivenciada pelo Professor como Gestor, Coordenador Geral e como Consultor.
O que você irá aprender
Parte 1 – Visão Geral
- Introdução: Histórico mundial; Trajetória Política no Brasil
- O que é Terceirização?
- Como evitar o chamado “vínculo empregatício”
- A Primeira lei do Procurement
- Estratégia: O que terceirizar? O que levar em consideração?
- Como as empresas buscam se diferenciar? Vantagem competitiva
- Forças de um mercado
- Relação desejada e indesejada com fornecedores
- Tipos de relação entre cliente e fornecedor
- Situação atual no Brasil / Resultados de uma pesquisa nacional
Parte 2 – Leis Relacionadas e Seus Principais Aspectos
- Lei 13.429 de 2017 – Lei de Terceirização
- Lei 6.019 de 1974 – Regulamenta o Trabalho Temporário
- Lei 13.467 de 2017 – Reforma Trabalhista
- Lei nº 13.303/16 – Lei das Estatais
- Lei 8.666/93 – Lei de Licitações
- Lei 14.133/2021 – Nova Lei de Licitações
Parte 3 – Processo Licitatório e/ou Processo de Gerenciamento de um Contrato Visto como um Projeto
- Visão geral de um projeto e como o processo licitatório e/ou processo de gerenciamento de um contrato pode ser assim tratado
Parte 4 – Fases do Processo de Contratação / Ciclo PDCA da Contratação
Fase 1: Planejamento da Contratação de Serviços
- Identificar a demanda/necessidade
- Provisão de recursos financeiros
- Objeto contratual (meta a ser alcançada)
- Escopo contratual (detalhamento do objeto)
- Elaborar o instrumento contratual
- Especificação técnica / serviços
- Estimativa de preços / orçamento
- Fórmulas de reajustamento
- Critérios para seleção de empresas
- Enquadramento (licitação x contratação direta)
Fase 2: Contratação dos Serviços
- Definir dispositivos legais e normativos aplicáveis
- Definir modalidade e tipo da licitação
- Definir instrumento convocatório
- Definir regime de contratação
- Preparação e divulgação do edital / convite
- Habilitação das licitantes / recebimento e abertura das propostas
- Classificação e julgamento das propostas (base orçamento e DPF)
- Negociação
- Formalização do instrumento contratual
Fase 3: Gerenciamento e Fiscalização de Contratos de Serviços
- Funções dos gerentes e fiscais
- Preposto da contratada
- Responsabilidades subsidiária e solidária
- Plano de fiscalização
- Implantação do contrato
- Multas
- Medição
- Avaliação de desempenho
- Aditivos
Fase 4: Encerramento de Contratos de Serviços
- Condições para encerramento
- Formas de encerramento
- Lições aprendidas
- Arquivamento
- Declaração de prestação de serviços
Instrutor
IVAN ANTUNES DE SOUZA JUNIOR
Certificado
Para obter o certificado no curso é necessário a frequência mínima de 80% da carga horária.

Diferenciais Conasset
A Conasset oferece um conteúdo atualizado, focado nas mais recentes mudanças da norma ISO 55.001:2024, garantindo que os participantes recebam as informações mais atuais e relevantes para aplicar em suas organizações.
Além da teoria, os cursos da Conasset são voltados para aplicação prática, com estudos de caso e atividades que refletem situações reais no ambiente corporativo, facilitando a transição do conhecimento adquirido para a prática no dia a dia.
Os cursos cursos são ministrados por João Ricardo Barusso Lafraia, um especialista com mais de 20 anos de experiência na implementação da Gestão de Ativos em grandes empresas e participação ativa no desenvolvimento das normas ISO, incluindo a liderança da delegação brasileira no TC251 e Global Forum on Maintenance and Asset Management (GFMAM).